Accenture: biometria nas nuvens para instituições governamentais

A Accenture lança a Accenture’s Large Scale Matching, solução de identificação biométrica focada em clientes do setor público.

A ferramenta permite a identificação de pessoas com eliminação de dados duplicados e/ou redundantes, identidade biográfica e dados biométricos. Além disso, é escalonável e disponíviel em uma plataforma na nuvem.

"As agências de serviços públicos podem realizar a verificação por biometria das pessoas com o objetivo de detectar potenciais ameaças à segurança nacional ou, ainda, melhorar o desenvolvimento de programas governamentais de assistência e serviços sociais oferecidos", afirma Ger Daly, diretor para Segurança Pública da Accenture.

Atualmente, governos como os da Alemanha e Índia já usam a solução. No caso germânico, é utilizada em programas de emprego, para relacionar perfis cadastrados com vagas em aberto e, no indiano; para o Aadhaar, iniciativa de identificação de cada morador do país para concessão de acesso a serviços diversos.

A Accenture atua nas áreas de consultoria de gestão, serviços e soluções de TI e outsourcing. A companhia conta com cerca de 204 mil profissionais e atende a clientes de mais de 120 países.

No ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2010, a empresa fechou com receitas líquidas de US$ 21,6 bilhões.