Deve ser revelado na segunda-feira, 18, o plano de investimento da fabricante de chips de memória Samsung Electronics, que deve aderir à crescente lista de companhias que estão elevando seus gastos com a recuperação econômica global.

A especulação do mercado vem crescendo há duas semanas, ocasião em que a companhia sul-coreana divulgou que aumentaria drasticamente seu investimento este ano.

Alguns relatos na imprensa afirmam que a quantia pode chegar ao recorde de 20 trilhões de wons, o equivalente a US$ 17,7 bilhões. O montante é mais que o dobro do orçamento original de pelo menos 8,5 trilhões de wons que a fabricante tinha planejado para este ano.

A Samsung não comentou o assunto, mas informou que vai realizar uma cerimônia na segunda-feira, 18, que vai marcar o início da construção de uma fábrica de chips.

A nova instalação marca a primeira construção do tipo em pelo menos quatro anos. A Toshiba, segunda maior fabricante mundial de chips de memória flash NAND depois da Samsung, informou esta semana que vai aumentar o investimento, principalmente nas áreas de semicondutores e infraestrutura.

A Samsung compete com as rivais sul-coreana Hynix Semiconductor, a japonesa Elpida Memory e a norte-americana Micron Technology em chips de memória.