A Diebold Brasil anuncia uma série de lançamentos, entre eles uma ATM-Conceito, um terminal de caixa no formato tablet e um novo modelo de correspondente bancário focado no mercado latino.

O primeiro, batizado de ATM Wall, é um caixa eletrônico com parede formada por displays multitoque, que se acende quando um usuário se aproxima e apresenta uma interface que mais lembra um iPad ou iPhone.

Se o usuário escolher a função ‘saque’, por exemplo, a ATM apresentará ícones das cédulas e o usuário deverá arrastá-las até o local indicado de saída do dinheiro – nesse caso, uma fenda real na parede dispensará as cédulas.

Caso o usuário queira tirar seu extrato, também deverá escolher o ícone de extrato e arrastá-lo até o ícone da impressora.

Para manter a privacidade do correntista, no momento do uso, pequenas divisórias laterais de vidro tornam-se opacas automaticamente; e o acesso será por meio de biometria.

Outra novidade é o ATM para Compartilhamento, que utiliza uma plataforma de software que dá a cada instituição financeira autonomia para gerenciar as transações e a construção da interface com seu correntista.

Já o terminal de caixa “tablet” é o um PC de mão com tela de 10’ que incorpora uma série de periféricos, de modo a permitir várias transações bancárias, inclusive atender clientes na fila do caixa.

As novas soluções de autoatendimento da Diebold também conta com a série Opteva, que inclui desde um cash-dispenser com medidas bem reduzidas até os mais complexos, com verificação biométrica, que permitem o depósito de cheques e dinheiro em maço.

O Opteva BR610, por exemplo, é um terminal com função de consultas e saques que foi especialmente desenhado para instalação em lojas de conveniências, shoppings etc.

Já o modelo BR 620 possui todas as funções de um caixa eletrônico, incluindo saque, consulta, depósito, pagamento de contas e é ideal para antessalas de agências e postos de pagamentos de empresas e repartições públicas.

O Opteva BR 630, por sua vez, disponibiliza as funções de saque, consulta e possui reciclador de notas e depósito de cheques com imagem.

Outro novo terminal é o TPG 4500, preparado para receber pagamentos de contas em dinheiro e uso por não correntistas, dando troco em cédulas ou moedas.

Há, ainda, o TA 5000, terminal compacto para realizar operações financeiras em locais com pouca infraestrutura para informática. A máquina é voltada ao uso como correspondente não bancário.

A Diebold também apresenta novidades na área de segurança, especialmente para caixas eletrônicos.

A primeira delas é a do entintamento de cédulas – tecnologia pela qual o numerário presente nos cassetes dos caixas eletrônicos será pintado com uma tinta especial não lavável, nem com água e nem com solventes, em caso de tentativa de intrusão do cofre.

A tecnologia, desenvolvida pela empresa, foi pensada para que a tinta se espalhe apenas em caso de tentativa de abertura forçada ou não autorizada dos cofres das ATMs.

A companhia também lança um sistema integrado de segurança voltado para antessalas de agências e ambientes monitorados.

A solução estará integrada com os sensores dos terminais dos caixas eletrônicos, permitindo obter informações de qual sensor do terminal foi alarmado e com a imagem correspondente do CFTV sendo apresentada no sistema de monitoração, tudo centralizado na instituição financeira.

Com esta informação, dependendo da situação e do procedimento, o artifício de destruição do numerário poderá até ser acionado remotamente, além do acionamento de força policial, entre outros recursos.

A Diebold também apresenta uma nova impressora de recibos com impressão em ambos os lados, que permite reduzir o desperdício de papel; e a Impressora Híbrida, que é voltada ao segmento bancário e agrega maior velocidade à geração de cupons no caixa, com capacidade de autenticação de contas e boletos.

A impressora híbrida integra, em um único produto, impressão térmica e autenticação por impacto, tudo usando o mesmo papel térmico das atuais impressoras de recibo.

A máquina, apesar de nova, já é usada por clientes como Banco do Brasil, Santander, Itau e Caixa.

Sistemas para truncagem e processamento de documentos e projetor interativo multimídia, que agrega dispositivo de projeção, alto-falantes, comunicação sem fio, teclado e mouse, também fazem parte da lista de lançamentos da Diebold.

A companhia levará todos os lançamentos para o 210 Ciab Febraban, que ocorre da quarta-feira, 15, à sexta, 17, no ExpoTransamérica, em São Paulo.

A Diebold tem matriz em Ohio e conta com cerca de 16 mil funcionários, presentes em mais de 90 países.

No Brasil, está sediada em São Paulo, com mais de 3,2 mil colaboradores.

Além da área financeira, a empresa atende aos segmentos de indústria, comércio, governo, saúde e utilities.

No país, a companhia foi responsável, por exemplo, pela fabricação das urnas eletrônicas para as eleições de 1998, 2000, 2004, 2006, 2008 e 2010.

Além de fabricante, a Diebold também presta serviços como outsourcing, segurança, infraestrutura e suporte técnico.