Estudo do Grupo Gartner mostram que as vendas de dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets) tiveram alta de 19% no primeiro trimestre de 2011, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram  427,8 milhões de unidades comercializadas entre janeiro e março desse ano, no mundo.

A comercialização de smartphones cresceu em ritmo mais acelerado do que os demais dispositivos no período, revela a pesquisa.

“Os smartphones responderam por 23,6% das vendas totais de celulares no primeiro trimestre de 2011, um aumento de 85% em relação ao último ano", disse Roberta Cozza, analista de pesquisa do Gartner.

Segundo Cozza, a participação poderia ter sido maior, mas os fabricantes anunciaram uma série de dispositivos mais sofisticados durante o primeiro trimestre de 2011 que não seriam lançados até ao segundo trimestre de 2011.

“Acreditamos que alguns consumidores adiaram as compras para esperarem por estes modelos”, explica o analista.

Nokia em apuros
As vendas da Nokia nos três primeiros meses de 2011 chegaram a 107,6 milhões de unidades. A participação de mercado da companhia registrou uma queda de 5,5% no período, levando-a ao menor patamar de vendas desde 1997.

Desta forma, diz o Gartner, a Nokia adotará uma política agressiva de reduzir preços médios de vendas (ASPs) de seus produtos em mercados onde os provedores de serviços de comunicações (CSPs) controlarem os canais de vendas.

A Samsung teve o melhor primeiro trimestre de todos os tempos, mantendo a segunda colocação, apesar da retração na participação de mercado, de 18% para 16,1%..

Já a Apple vendeu 18,6 milhões de unidades para usuários finais mundialmente, mais do que dobrando as vendas anuais de iPhones, chegando a 3,9% do mercado global de celulares.

A HTC registrou um primeiro trimestre muito forte, com 9,3 milhões de dispositivos de comunicação móvel vendidos e passou para a 7ª posição.

Embora nos mercados maduros a mudança de telefones com recursos para smartphones esteja acelerando, no geral os smartphones passaram para o mercado inferior (down-market) no primeiro trimestre de 2011.

Segundo o Gartner, vários fabricantes, incluindo HTC, Sony Ericsson, Alcatel e ZTE, anunciaram um portfólio mais amplo de dispositivos midtier, baseados principalmente em Android, que vão chegar ao mercado no segundo trimestre de 2011.