Na segunda-feira, 20, às 10h, o Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) vai aproveitar o lançamento do ReciclaTec na capital catarinense para inaugurar o Centro de Reciclagem Tecnológica (Certec).

De acordo com uma avaliação divulgada pelo CDI, "o crescimento na venda de computadores na última década gerou grandes benefícios, mas, com o poder de consumo e a necessidade de manter limpos os equipamentos, tem se ampliado a geração de lixo eletrônico ano a ano".

O espaço para receber o lixo eletrônico faz parte do ReciclaTec, programa de reciclagem tecnológica criado pelo CDI-SC. Serão anunciados também pontos em toda Grande Florianópolis que poderão receber os equipamentos eletrônicos para descarte, como CPUs, laptops, monitores, teclados, mouses, celulares, entre outros.

Todo o lixo recolhido nestes locais será captado e enviado para o Certec, que ficará responsável por dar o destino correto para todos os materiais.

Equipamentos ainda com possibilidade de uso serão encaminhados para laboratórios de comunidades ligadas ao CDI-SC, que promovem aulas de informática e cidadania para a população.

Além de captar e tratar todo o lixo eletrônico, o Certec irá também qualificar pessoas de comunidades com baixa renda em informática básica, cidadania e aptidão em manutenção, montagem, desmontagem e reciclagem de computadores, entre outros.

A iniciativa tem apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Sucesu-SC e Acate.