Aloizio Mercadante promete, mais uma vez, os tablets para dezembro

Após várias idas e vindas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, confirmou que os iPads feitos no Brasil chegarão ao mercado nacional em dezembro.

Segundo Mercadante, a fábrica em Jundiaí (SP) está pronta para ser inaugurada e já produz tablets.

“No início muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país”, afirmou, segundo o Estadão.

Cálculos do governo indicam que os iPads poderão ter um barateamento de até 30% para o consumidor final quando fabricados no país, graças aos incentivos fiscais concedidos pelo governo.

Se confirmada a previsão, os iPads poderão custar a partir de aproximadamente R$ 1.160.

O ministro informou ainda que o governo federal anunciará nos próximos dias o investimento em uma grande fábrica de games na Zona Franca de Manaus, sem revelar o nome da empresa.

De acordo com o Estadão, a aposta em tecnologia e inovação é uma das metas previstas no Plano Brasil Maior, detalhada pelo ministro aos senadores na terça-feira, 13.

Para ele, o país terá que investir nestas áreas se não quiser ser um mero exportador de commodities.

Segundo números apresentados pelo ministro, o déficit comercial brasileiro no setor de tecnologias da informação e comunicação foi de R$ 18,9 milhões em 2010.

Leia a matéria completa do Estadão nos links relacionados abaixo.