A paranaense Pase Hidrometria fechou contrato com a Vale do Rio Doce para monitorar a captação de água nos poços do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão.

No contrato, cujo valor não foi revelado, envolve a utilização do aparelho Hidrobox, fabricado pela própria Pase, empresa instalada na incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O acordo de cooperação terá duração de quatro anos, tempo em que a empresa vai prestar serviço de análise, medição e monitoramento de recursos hídricos captados.

No Paraná, a Pase já instalou o equipamento em empresas que optaram por extrair águas subterrâneas.

Entre as instalações está o sistema de monitoramento de extração de água implantado no Aquífero Karst, no qual há 15 poços da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsáveis por abastecer cinco cidades da Região Metropolitana de Curitiba.

Graças ao sistema, a população pode acompanhar no site da Sanepar o nível de vazão captada e a profundidade do nível de água em cada poço.

“É possível estimar a quantidade de água captada de um poço para não haver prejuízos ao meio ambiente”, explica o diretor técnico da Pase, Cássio Della Pasqua.