A Ricoh Brasil, subsidiária do grupo industrial japonês, acaba de firmar uma joint venture com a InfoPrint.

A fusão entre as duas empresas começou em 2007 e, desde maio de 2011, algumas unidades e subsidiárias da Ricoh na América Latina já haviam incorporado a adquirida, em um processo que chega agora ao Brasil.

Com a incorporação no país, a Ricoh Brasil projeta dobrar de tamanho em 2012, com projeção de elevar ao dobro também o faturamento local no próximo ano, para quando prevê, ainda, abrir um novo escritório em São Paulo, que se somará a sua sede no Rio de Janeiro, segundo o presidente da subsidiária, Diego Imperio.

Por hora, a fusão já elevou o quadro de funcionários da Ricoh Brasil para 450.

“A integração com a InfoPrint nos agrega o know how de uma empresa líder no segmento de formulário contínuo, além de trazer uma cultura de serviço da IBM”, detalha o executivo.

A InfoPrint Solutions, que nasceu como uma joint venture entre IBM e Ricoh, é especializada no fornecimento e implementação de fábricas automáticas de documentos, marketing documental de precisão, além de soluções de impressão e hardwares especializados.

Já a Ricoh fabrica e comercializa impressoras, copiadoras, duplicadores e equipamentos multifuncionais de diferentes tamanhos, além de softwares de gerenciamento, controle de custos de impressões e outsourcing.

Em todo o mundo, o grupo emprega mais de 110 mil colaboradores, contando com escritórios e operações em mais de 180 países.