A Intel acaba de lançar no mercado brasileiro a segunda geração da família Intel Core.

Conforme Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, a nova família aumenta o desempenho em relação à linha Core 2 Duo em cerca de 800% no processamento transacional, reduzindo o tempo de resposta.

“Simulações mostram que, com um Intel Core de segunda geração, uma pessoa poderá ganhar até oito dias por ano, tempo que hoje seria perdido aguardando pela máquina”, avalia o executivo.

Atualmente, 13 fabricantes já contam com desktops e notebooks equipados com a nova tecnologia de processamento no país: CCE, Dell, Lenovo, LG, Itautec, Megaware, Positivo, Philco, SamSung, Sony, HP, Asus e STI Semp Toshiba.

Os novos processadores atendem à demanda avaliada pela Intel no mercado nacional: um estudo recente realizado a pedido da empresa mostrou que 56% dos brasileiros residentes no grandes centros e que ainda não possuem um PC em casa pretendem adquirir seu primeiro computador em 2011.

Já 30% das pessoas que já possuem computador em casa pretendem trocar por uma máquina mais potente dentro dos próximos 12 meses.

“Brasileiros são muito apaixonados por redes sociais e por compartilhamento de fotos, vídeos, músicas e jogos de alta definição. Com este produto, trazemos a este consumidor inovações na experiência visual que ele realmente deseja”, explica Martins.

A segunda geração da família de processadores Intel Core combina tecnologias visuais e processadores gráficos 3D com múltiplos núcleos em um único chip.

A linha incorpora a recém lançada tecnologia Intel HD Graphics em cada matriz de 32 nm e possibilita ganhos no desempenho gráfico para o processamento tanto de mídia em HD, quanto de jogos convencionais.

Os chips também permitem aos usuários rodarem até 80% dos jogos do mercado sem a necessidade de adquirir uma placa gráfica adicional.

As novas características incluem, ainda, a Intel Insider, a Intel Quick Sync Video e uma nova versão da tecnologia Intel Wireless Display (WiDi), que agora adiciona resolução de 1080p HD e proteção de conteúdo para quem deseja reproduzir conteúdo HD premium de notebooks em televisores.

A Intel Quick Sync Video é uma ferramenta para aceleração de hardware embutida, que permite editar e compartilhar vídeos em questão de minutos.

Já a Intel Insider é uma tecnologia que oferece aos consumidores acesso a filmes com alta definição em PCs, e a Intel AVX melhora o desempenho para aplicativos visuais exigentes, como processamento de áudio, edição de vídeos e fotos profissionais, como a união de múltiplas fotografias em uma só.

Intel InTru 3D, que possibilita a transmissão de conteúdo esteroscópico 3D para HDTVs e monitores compatíveis com a tecnologia 3D via HDMI 1.4; e Intel Clear Video, que otimiza a definição de cores na reprodução de vídeos, também são característica da nova geração de processadores.