A Tata Consultancy Services (TCS) acaba de abrir um Centro de Excelência para a plataforma Oracle Exadata Database Machine, localizado em Kolkata, na Índia.

A companhia tem mais de 15 mil consultores especializados na tecnologia da fabricante norte-americana de software, dos quais mais de 4 mil possuem a certificação OPN - Implementation.

A empresa é classe Diamante no Oracle Partner Network (OPN), com especialização em Exadata Database Machine, a plataforma de hardware e software para computação em memória da Oracle.

“Tanto para armazenamento de dados quanto para aplicações de processamento para transações online, o desempenho do Exadata é ideal para consolidação em nuvens privadas”, afirma Sridhar Baskhi, diretor global da TCS para a prática Oracle Enterprise Solutions.

Com o novo centro, segundo ele, a meta é oferecer desenvolvimento de projetos e serviços de consultoria, indo desde a formulação da estratégia até a implementação, manutenção e suporte.

“Temos expertise nas principais aplicações e tecnologias da Oracle, incluindo Fusion Applications, EBS, Peoplesoft, JD Edwards, Siebel CRM, Fusion Middleware e Database”, comenta Baskhi.

Concorrência é negócio
Em setembro do ano passado, a TCS também abriu um centro focado em HANA, a tecnologia de in memory computing da SAP.

O espaço fica localizado junto às instalações do maior Centro de Desenvolvimento da companhia na América do Norte, em Cincinnati, e está conectado aos demais polos SAP mantidos pela empresa indiana na América Latina, Europa e Índia.

O Hana é uma aplicação que combina hardware, armazenamento, sistema operacional, software de gerenciamento e busca de dados in-memory, oferecendo recursos para análise de todos os dados disponíveis em um ambiente corporativo.

O novo centro de excelência da TCS será voltado à pesquisa e desenvolvimento da solução, com foco na construção de aplicações para análise e gestão de performance em transações de negócios que utilizam a plataforma SAP.

A indiana conta com mais de 7,5 mil consultores especializados na plataforma da fabricante alemã de software, atendendo a 145 clientes em 225 projetos em todo o mundo.