Samsung estuda a possibilidade de fabricar o Galaxy Tab 10.1 no Brasil

O novo modelo de tablet da Samsung poderá ser produzido no Brasil.

Segundo informações do site Folha.com, a fabricante considera uma linha de montagem do Galaxy Tab 10.1, aparelho equipado com a plataforma Android (do Google) – principal concorrente do iPad 2 e do Motorola Xoom (também com Android).

De acordo como site, a informação foi confirmada por diretores da empresa na Coreia do Sul ao ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, que esteve no país na semana passada.

Segundo Bernardo, a diretoria mostrou interesse em aproveitar as medidas que o governo vai fornecer para o setor após a reivindicações da Foxconn, que fará o iPad 2.

“Deixamos claro que estamos discutindo uma política de massificação do setor e há chance real de o novo tablet ser fabricado no Brasil”, disse o ministro à Folha.

Fabricantes: interesse grelado pelo Brasil
No início do mês de abril, a Foxconn anunciou investimento de US$ 12 bilhões no Brasil, incitando as grandes marcas de eletrônicos numa pressão conjunta sobre o governo brasileiro, já que, dias depois do anúncio, na China, a empresa apresentou uma lista de demandas ao governo, condicionando o aporte.

Entre as reivindicações estão o pedido de investimentos pelo BNDES, infraestrutura melhor e uma definição por parte da Receita Federal sobre a classificação dos tablets.

Fazendo coro aos pedidos, o CEO da HP, Leo Apotheker, que passou pelo Brasil, e o presidente da filial brasileira, “aplaudiram” as demandas da Foxconn, como benéficas para toda a indústria.

Além da Samsung e da Apple (que montaria os iPads pela Foxconn no país), a Motorola já mostrou interesse em iniciar a fabricação localmente, como a Asus.

Preço nas mãos da Receita
Parte do interesse vem das vantagens que os tablets podem obter no Brasil. Segundo a Folha, o governo deve informar, nos próximos dias, a classificação dos tablets como notebooks, o que vai baratear os aparelhos pela isenção de PIS e Cofins.

Atualmente a Samsung produz no país o Galaxy Tab com sete polegadas.

O aparelho de 10,1 polegadas com a nova versão do Android Honeycomb foi lançado mundialmente em fevereiro, e a previsão é que chegue ao Brasil – importado – até julho.

Leia a matéria completa da Folha.com nos links relacionados abaixo.