O anúncio prometido pelo ministro da Ciência e Tencologia, Aloizio Mercadante, de uma fábrica de games no Brasil, pode ser de produção local de Xbox, da Microsoft.

Segundo o jornal Valor Econômico dessa sexta-feira, 16, pessoas próximas à companhia confirmaram o início da fabricação do console no Brasil, em um projeto que pode ser oficializado nas próximas semanas e envolve o governo federal.

Entre os estúdios que criam jogos no Brasil, também são crescentes os comentários sobre o movimento da Microsoft, diz o jornal. Procurada pelo Valor, a companhia não quis falar sobre o assunto.

Contatadas pelo Valor, Sony e Nintendo, as outras duas gigantes que dominam o setor e que poderiam estar no centro do anúncio, também não fizeram comentários sobre a possibilidade de produção local de seus consoles, o PlayStation e o Wii.

Conforme apurou o Valor, a Zona Franca de Manaus aprovou dois grandes projetos de fabricação de consoles neste ano. As iniciativas envolvem duas companhias de manufatura para terceiros.

O jornal informa que a Masa da Amazônia, empresa do grupo Flextronics, responde por um dos projetos, que prevê um aporte de R$ 150,3 milhões em três anos.

O valor inclui a instalação das linhas de montagem, contratação de 100 funcionários diretos, além da importação de componentes para produzir os consoles.

Leia a matéria completa do Valor (para assinantes) nos links relacionados abaixo.