A Sony lança um serviço de computação em nuvem para entrega de conteúdos musicais a consumidores finais.

Trata-se de uma jukebox com milhares de músicas armazenadas, que funciona conectada a aparelhos como TVs e videogames.

O novo serviço, chamado Music Unlimited Powered By Qriocity, foi lançado nos Estados Unidos nesta quinta-feira, 17, com um catálogo de seis milhões de músicas sob demanda.

O conteúdo é repassado à jukebox por meio de uma rede baseada em cloud computing, na mesma estrutura usada por proprietários do PlayStation, da Sony, para jogar videogame online.

O Qriocity é a oferta da Sony para concorrer com a iTunes Music Store, da Apple.

A diferença é que, ao contrário do iTunes, oferecerá uma assinatura mensal para que usuários façam streaming de músicas, e não pagamento pelos downloads.

São planos de US$ 3,99 ao mês para ter acesso a uma interface de rádio que permite escolher um gênero musical ou artista, ou US$ 9,99 ao mês para ouvir qualquer música do catálogo, que traz títulos de gravadoras como Sony Music, Universal, Warner e EMI.

Além dos EUA, o serviço já está disponível na Grã-Bretanha, Japão, França, Alemanha, Itália, Espanha e Canadá. Não há previsão para chegada ao Brasil.