Divulgação, arrayexception/Flickr

O iPhone pode ser o xodó dos usuários, mas não é o mais seguro do mercado para empresas, segundo relatório da empresa de segurança Trend Micro.

De acordo com o documento, a plataforma BlackBerry 7, novo sistema operacional da RIM, é mais indicada que o iOS, da Apple, para o mercado corporativo.

Um dos motivos para a recomendação é que muitos recursos e proteções que estão geralmente habilitados por meio do BlackBerry Enterprise Server (BES) não estão presentes em aparelhos que não supervisionados por usuários a partir do BlackBerry Internet Services (BIS).
 
Apesar das vantagens, a RIM tem perdido a batalha da consumerização da TI.
 
Entre 2010 e 2011, a participação no mercado de smartphones da empresa caiu 6,45%, derrubando-a da posição de terceira maior fabricante para a sexta.
 
Mesmo não sendo a melhor opção, o iOS não é pior dos cenários. A plataforma da Apple ficou em segundo lugar, graças a uma combinação de fatores incluindo segurança integrada, autenticação, remoção remota de dados, firewall e virtualização.
 
Pesquisas anteriores também da Trend Micro, todavia, sublinham que os dispositivos iOS podem oferecer alguns riscos às empresas.
 
O principal problema é a popularidade da plataforma, o que pode torná-la alvo de cibercriminosos.
 
“O cibercrime é uma indústria multibilionária, e as gangues precisam saber que quaisquer investimentos que façam precisam ter um retorno bom”, escreveu Cesare Garlati, da Trend Micro.
 
Outro ponto é a questão do jailbreak.
 
“Os usuários não aceitam quando alguém quer dizer a eles o que podem ou não fazer, o que leva ao desbloqueio. E um aparelho destravado não é seguro”, apontou Galarti.
 
Todavia, ao final, todo dispositivo móvel representa um risco às empresas, seja pessoal ou fornecido pela empresa, alerta a companhia.