A Locaweb adquiriu quatro equipamentos Sun Storage 7410 System, solução aberta baseada em Zettabyte File System (ZFS) da Sun Microsystems, adquirida pela Oracle em 2009.

Conforme Marcelo Leal, responsável pela área de Storage da Locaweb, a necessidade surgiu após a área de Administração de Sistemas da companhia perceber que gastava muito tempo em homologações.

Além disso, o processo gerava um número acima do esperado de falhas, já que os equipamentos estavam perto do seu limite de armazenamento.

“Já trabalhávamos com tecnologias abertas e vimos neste produto um aliado para obter a performance que precisávamos”, afirma Leal. “O ponto principal foi o fato de a Oracle/Sun ser o único fornecedor que integra OpenSolaris com o hardware, sendo que a empresa ganha horas úteis de trabalho que antes seriam gastas com integração”, completa.

O executivo também ressalta que, por trabalhar com código aberto, o Sun Storage 7410 garante à Locaweb autonomia e flexibilidade, permitindo alterar o código se necessário e implementar melhorias mais rapidamente.

Ainda de acordo com Leal, o período médio de falhas, ou Mean Time Between Failures (MTBF), valor atribuído a um produto para descrever sua confiabilidade, é maior quando comparado ao equipamento usado antes.

Outro benefício trazido pelo projeto foi o aumento da disponibilidade, que corresponde a 99,99%, segundo ele.

O sistema da Sun tem escalabilidade vertical, com capacidade de expansão atual de até 576 TB do Unified Storage 7000, o que também influenciou a escolha da Locaweb.

“Trata-se de um espaço consideravelmente maior do que o da concorrência”, afirma Paulo Bosco Otto, consultor de Vendas para Armazenamento de Dados da Oracle.

Com tal escalabilidade, a empersa usuária pode adquirir novas bandejas de armazenamento sempre que precisar aumentar a capacidade inicial, sem  necessidade de trocar o equipamento.

“Isso é o foco principal do negócio de hospedagem”, salienta Leal.  “Precisamos oferecer preço por gigabyte ou terabyte compatíveis e competitivos com nosso mercado de atuação”, completa.