A HCL Technologies foi classificada como a número 1 nas categorias remota e tradicional da Terceirização de Infraestrutura Tier 1 pelo Black Book of Outsourcing do Grupo Datamonitor.

O estudo abrange mais de 700 contratos, mantidos com 3.100 das melhores empresas e corporações que contratam serviços de ITO em nível mundial.

A multinacional indiana obteve pontuação máxima em 18 critérios de ITO (Terceirização de TI) e em 13 critérios de RIMO (Gestão Remota de Infraestrutura).

Com 64 mil profissionais em 26 países, a HCL fatura US$ 5 bilhões por ano. Recentemente, a companhia abriu um centro de desenvolvimento no Tecnosinos, em São Leopoldo.

Como funciona
Os resultados do Black Book of Outsourcing, do Datamonitor 2009-2010, são gerados após um processo detalhado de três etapas de coleta de dados reais de desempenho.

Em primeiro lugar, a equipe de pesquisa recolhe uma série de avaliações diretas, abrangendo 26 áreas de atuação na liderança e gerência sênior, que compreendem o ranking “Black Book dos 50 Fornecedores de Melhor Gestão".

Em seguida, a equipe coleta resultados de 18 áreas de atuação de excelência operacional para classificar os fornecedores pelas linhas de serviços terceirizados. Os dados recolhidos são depois submetidos a auditorias interna e externa para verificar a integridade e precisão.

Durante as auditorias, cada conjunto de dados é revisado por um executivo do grupo Brown-Wilson e pelo menos outras duas pessoas. Os 18 critérios de excelência operacional são subdivididos por indústria, tamanho do mercado, geografia e função terceirizada.