A IBM lançou um dispositivo de segurança que promete proteger as transações feitas por internet banking: o Zone Trusted Information Channel (ZTIC).

A tecnologia consiste em um aparelho que se conecta à porta USB e usa o padrão X.509 de criptografia, a fim de criar um canal de segurança com os servidores dos bancos - todos os dados entre o micro e o internet banking são codificados e enviados por meio do ZTIC.

O equipamento é plugado ao computador e permite que os usuários verifiquem suas contas e autorizem qualquer transação requisitada ao selecionar a opção “sim”, caso contrário, a ação será bloqueada.

O uso do ZTIC, assegura IBM, não se sobrepõe às aplicações desenvolvidas pelos próprios bancos, apenas aumenta o rigor do sistema de segurança em momentos críticos, como quando transferências de fundos são requisitadas.

Depois de autorizar determinada operação, as próximas transferências para essa conta não terão de ser verificadas, segundo informação do IDG Now!

"O ZTIC é basicamente um intermediário entre o usuário de um lado, e a aplicação de internet banking do outro. O servidor irá interagir com o ZTIC, e este pedirá ao cliente que confirme a operação” afirma Doug Dykeman, gerente do grupo de pesquisa responsável pelo projeto.

O banco suíço UBS será o primeiro a usar o sistema, o que dá início ao plano da IBM de tornar o ZTIC disponível globalmente. De acordo com a empresa, a tecnologia poderá ser usada em outros meios além do internet banking.

Confira abaixo o vídeo que explica o funcionamento do produto.