IBM: dispositivo para internet banking

20/07/2010 10:23

A IBM lançou um dispositivo de segurança que promete proteger as transações feitas por internet banking: o Zone Trusted Information Channel (ZTIC).

Tamanho da fonte: -A+A

A IBM lançou um dispositivo de segurança que promete proteger as transações feitas por internet banking: o Zone Trusted Information Channel (ZTIC).

A tecnologia consiste em um aparelho que se conecta à porta USB e usa o padrão X.509 de criptografia, a fim de criar um canal de segurança com os servidores dos bancos - todos os dados entre o micro e o internet banking são codificados e enviados por meio do ZTIC.

O equipamento é plugado ao computador e permite que os usuários verifiquem suas contas e autorizem qualquer transação requisitada ao selecionar a opção “sim”, caso contrário, a ação será bloqueada.

O uso do ZTIC, assegura IBM, não se sobrepõe às aplicações desenvolvidas pelos próprios bancos, apenas aumenta o rigor do sistema de segurança em momentos críticos, como quando transferências de fundos são requisitadas.

Depois de autorizar determinada operação, as próximas transferências para essa conta não terão de ser verificadas, segundo informação do IDG Now!

"O ZTIC é basicamente um intermediário entre o usuário de um lado, e a aplicação de internet banking do outro. O servidor irá interagir com o ZTIC, e este pedirá ao cliente que confirme a operação” afirma Doug Dykeman, gerente do grupo de pesquisa responsável pelo projeto.

O banco suíço UBS será o primeiro a usar o sistema, o que dá início ao plano da IBM de tornar o ZTIC disponível globalmente. De acordo com a empresa, a tecnologia poderá ser usada em outros meios além do internet banking.

Confira abaixo o vídeo que explica o funcionamento do produto.

 

Veja também

IBM: novos distribuidores, Sul no foco

A paranaense Aldo é uma das duas novas distribuidoras credenciadas pela IBM para ampliar sua capilaridade em cerca de 30% no país nos próximos seis meses.

Além da parceira do Sul, a Big Blue também credenciou a paulista Alcatéia. A última vez que a IBM havia anunciado um novo distribuidor foi há três anos, quando a Tallard passou a integrar o portfólio da companhia ao lado de Ação Informática, Ingram Micro, Officer e Tech Data.  
 

IBM: nova infra para Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco assinou um contrato com a IBM Brasil visando implementar uma nova arquitetura de informação para processar de forma centralizada os serviços de business analytics da empresa.

A solução desenhada pela IBM é composta pelo appliance de data warehouse InfoSphere Smart Analytics System (ISAS), inicialmente com 120 TB de capacidade de armazenamento, sistemas de integração de dados InfoSphere Information Server e serviços compartilhados de BI baseados em tecnologia IBM AIX Power 6.

IBM terá laboratório no Brasil

A IBM anunciou a abertura de um laboratório de pesquisa no Brasil nesta terça-feira, 08.

Em nota, a multinacional informa que o novo laboratório iniciará suas operações imediatamente nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A empresa planeja que esse laboratório tenha mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. Ao todo, a companhia emprega 3 mil profissionais em instalações do tipo ao redor do mundo.

Internet banking: 20% de todas as operações

Em 15 anos, a internet se consolidou como o segundo principal meio para a realização de transações bancárias no Brasil, ficando atrás apenas dos caixas eletrônicos (ATMs), e hoje respondem por 20% de todas as 47 bilhões de operações feitas nos bancos, o dobro do volume de seis anos atrás

Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e foram divulgados pelo Valor Econômico nesta terça-feira, 08.

HSBC é melhor Internet banking do Brasil
O HSBC Bank Brasil acaba de ser escolhido pela revista Global Finance como o melhor Internet Banking do país e o melhor Web Design de Site da América Latina.

O prêmio contou com mais de 200 bancos inscritos, de 123 países, em 11 categorias.
Pandata: software para internet banking
A PanData lança um sistema de internet banking que permite ao titular nomear vários usuários secundários e definir políticas de uso diferenciadas para estas pessoas, como valores de máximos para transferência ou pagamentos de contas. A novidade é uma evolução do PanData Internet Banking, agora em versão 5.0.
Brasil é o sétimo país em internet banking
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 27, pela Global Market Insite (GMI) revela que o Brasil é o sétimo país no mundo que mais usa o internet banking, com 41% do total de correntistas movimentando suas contas principalmente pela web. As primeiras posições foram ocupadas pela Holanda, Alemanha e Dinamarca, com 77%, 74% e 73%, respectivamente.

O estudo mostra que a falta de confiança no sistema virtual fez com que o serviço não decolasse em países como os Estados Unidos, Japão e Rússia.

Internet é o atendimento bancário mais usado

A internet passou a ser o principal canal de atendimento bancário no Brasil em 2009, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central e divulgada na segunda-feira, 05.

As operações via internet, home e office banking responderam por 30,6% de todas as transações entre clientes e bancos no ano passado, com 8,36 bilhões de operações, segundo o relatório.

Entre 2008 e 2009, o número de transações via web aumentou 15,6%, segundo informações da Revista Amanhã.

Redes sociais: um desafio para os bancos?

Miguel Reiser, diretor de marketing e comunicação do grupo GFT, publica artigo no Baguete nesta quarta-feira, 16.

O executivo fala sobre os desafios das redes sociais para os canais de distribuição dos bancos, no sentido de servirem como autênticas ferramentas de marketing para a instituição financeira.

TI: a nova aliada da PF

Com o objetivo de mapear e combater 50% das ações de phishing bancário em 2010 e chegar a 90% em 2011, a Polícia Federal aposta na TI como aliada para combater as fraudes eletrônicas, através da adoção de um sistema de análise de inteligência que cruza informações.