A HP deve começar as vendas do seu tablet com WebOS 3.0 em abril.

Segundo o site asiático DigiTimes, a fabricante norte-americana de computadores anunciou o modelo, chamado de TouchPad, na última Consummer Electronics Show (CES) em Las Vegas (Estados Unidos).

Os envios deverão se iniciar no final de março, afirma o site, citando empresas fornecedoras da HP.

Conforme o site, a meta da HP é vender entre 45 milhões e 48 milhões de notebooks e tablets em 2011. Do total, entre 8,8% e 10,4% devem ser tablets.

Inicialmente, a previsão de chegada do aparelho ao mercado era setembro desse ano. Com a entrada de concorrentes, porém, a HP está investindo na antecipação do lançamento.

Seria uma tentativa de se adiantar a outas marcas, como Motorola, que está prestes a lançar o Xoom, além de Samsung, LG e Toshiba.

Além disso, existe a expectativa de que o iPad 2 seja lançado em breve, o que aumentaria a força da Apple no segmento de tablets.

O Digitimes especula que “se a HP falhar ao desafiar o iPad, a empresa terá grandes dificuldades em recuperar seu ritmo no mercado de Tablet PCs no futuro”.

Mas, se a HP conseguir vender o TouchPad antes da onda de modelos Android com um preço similar ao do iPad, a empresa tem boas chances de chegar à marca de 5 milhões de unidades, avalia o site, especialmente se também anunciar um modelo equipado apenas com Wi-Fi, mais barato.