Na última quinta-feira, 24, a Samsung Electronics anunciou a chegada ao mercado de um notebook ultrafino numa tentativa de enfrentar a Apple e aumentar sua presença no mercado de computação móvel.

Hoje, segundo a agência Reuters, a Apple domina o segmento.

Custando US$ 2.218, o modelo se chama 9 Series, e deve ser lançado no próximo mês nas Américas e Europa.

O aparelho pesa 1,3 quilo e mede 1,6 centímetro na sua parte mais espessa – pouco mais que uma agenda comum. O ultrafino Apple (MacBook Air) mede um milímetro a mais no ponto mais grosso.

Debaixo do chassi, o aparelho vem equipado com processador Intel CoreTM i5 2537M (1.40 GHz, 3MB; turbo acima de 2.3 Ghz), 4 GB de memória, armazenamento SSD de 128 GB, placa gráfica Intel HD GT2 Integrated Graphics, wireless e WiMAX, e sistema operacional Windows 7.

Segundo a Reuters, a Samsung emerge como uma das mais fortes rivais a desafiar a Apple nos mercados de smartphones e computadores tablet, e agora também ataca o setor de notebooks.

No trimestre passado, a Apple superou a Hewlett-Packard como maior fabricante de computadores móveis do mundo, impulsionada pelas fortes vendas do iPad, segundo a empresa de pesquisa de mercado DisplaySearch.

A empresa vendeu mais de 10 milhões de notebools e tablets no último trimestre, obtendo uma participação de mercado de 17%, quase um milhão a mais que a HP – 15,6%.