A Zebra Technologies, especializada em impressões especiais e soluções de identificação automática, lança a RXi4, impressora/codificadora RFID de alto desempenho. O equipamento tem velocidade de impressão de até 10 polegadas por segundo e custa a partir de US$ 4.495.

O produto permite a impressão de etiquetas e gravação de tags ao mesmo tempo, sendo a velocidade de impressão contada a partir da primeira etiqueta impressa após o comando.

A RXi4 permite o rastreamento em nível unitário de itens e ativos, além de possibilitar a gestão de estoque e outros. O equipamento é voltado aos segmentos de varejo, manufatura, saúde e canais de distribuição.

O modelo, segundo a fabricante, permite reduzir os custos de meios RFID em até 10%, contando com codificação adaptável que permite detectar a posição da impressão na etiqueta automaticamente, sem a necessidade de calibragem manual.

“Com este modelo, respondemos a uma mudança global no mercado de RFID, de conformidade para monitoramento de item”, explica Carolyn Ricci, gerente de Produtos da Zebra.

Ricci aposta em pesquisas de mercado para projetar o crescimento das vendas de equipamentos como o RXi4, como um estudo da VDC que indica que o investimento corporativo em soluções RFID deve aumentar mais de 200% no próximo ano, chegando a US$ 7 milhões em 2011.

“Esse aumento pode ser atribuído à demanda reprimida de varejo, manufatura e saúde por melhor monitoramento de estoque e ativos”, afirma Ricci.
A impressora RXi4 já foi homologada pela Anatel e começará a ser vendida no Brasil no último trimestre de 2010.