O grupo norte-americano Honeywell encerrou o quarto trimestre com lucro de US$ 369 milhões, ou US$ 0,47 por ação, e anunciou que pretende vender sua unidade de produtos de consumo do setor automotivo.

Os resultados vieram acima dos verificados um ano antes, que somaram US$ 150 milhões, ou US$ 0,20 por ação.

As receitas da companhia, por sua vez, avançaram 12%, para US$ 9,04 bilhões. Alguns analistas previam vendas de US$ 8,84 bilhões.

A empresa, que fornece equipamentos, software e serviços nas áreas de controle e automação, transportes e aeroespacial, entre outros segmentos, afirmou que todos os setores apresentaram crescimento nos resultados no período.

Em todo o ano de 2010, a Honeywell acumulou lucro líquido de US$ 2,02 bilhões, ou US$ 2,59 por ação, o que significou uma melhora frente aos resultados de 2009, que totalizaram US$ 1,5 bilhões, ou US$ 2,05 por ação.

A receita anual do grupo somou US$ 33,37 bilhões, ante os US$ 30,91 bilhões verificados um ano antes.

Diante dos bons resultados, a companhia elevou suas projeções para 2011 em cerca de US$ 0,10, para a faixa dos US$ 3,60 a US$ 3,80 por ação.