Pesquisa divulgada pela consultoria IDC aponta que o mercado de servidores teve um aumento de 32,5% em unidades vendidas no terceiro trimestre de 2010.

Em valor, o aumento foi de 22,2%.

Para Alexandre Vargas, analista do mercado de servidores da IDC, os equipamentos baseados na arquitetura X86 são os responsáveis por boa parte do crescimento em valor.

As unidades apresentaram um aumento de 47,9% em relação ao terceiro trimestre de 2009.

“Já esperávamos que esse período tivesse uma forte retomada de investimentos em equipamentos de grande porte como RISC e CISC, principalmente pelo segmento de finanças, setor em que a tecnologia é imprescindível para a manutenção das operações”, disse Vargas.

A venda de servidores RISC cresceu 39,5% em valor e o mercado CISC apresentou um bom desempenho no terceiro trimestre chegando a 12,4% mais do que o mesmo trimestre de 2009.

“Esses aumentos expressivos foram impulsionados por projetos entregues no segmento financeiro, que tem como característica renovar parte de sua base de equipamentos no terceiro trimestre do ano e além disso, por conta da crise financeira mundial que impactou os resultados do mercado de servidores naquele ano”, completa o analista.

O segmento de data centers, impulsionado pela aceleração de soluções Cloud Computing, respondeu por uma parcela maior dos investimentos na área de servidores e essa tendência deverá se acelerar nos próximos anos.