A Teikon, gaúcha especializada na fabricação de produtos eletrônicos, pretende triplicar sua produção de módulos de memória, que hoje fica em torno de 100 mil/mês, até o fim de 2012.

A empresa, que em 2011 havia divulgado a meta de faturar em torno de R$ 325 milhões, aproximadamente 25% a mais do que os R$ 260 milhões de 2010, também aposta no impulso dos negócios com a fabricação de mainboards para notebooks da Itautec.

Esta linha começou a ser produzida no ano passado, na fábrica que a companhia inaugurou em Jaguariúna e que, atualmente, emprega cerca de 500 colaboradores.

Conforme o CEO da Teikon, José Ruy Alvarez, a operação de Jaguariúna é a quarta operação da companhia no Brasil, e foi escolhida pela logística disponível para produção e escoamento dos produtos, além de ficar em um dos principais mercados do país.

Da planta, a Teikon atende também a Motorola, Compaq, Dell e HP, entre outros clientes.

Além da fábrica localizada na cidade a 125 km da capital, na região metropolitana de Campinas, a empresa também reforçou sua estrutura em São Paulo com a abertura, no ano passado, de um novo escritório local.

A companhia mantém, ainda, fábricas em São José dos Pinhais e Manaus, além da matriz em Porto Alegre.

Há, ainda, um escritório na China, focado em procurement e compra de componentes eletrônicos utilizados nas soluções fabricadas no Brasil.

A Teikon surgiu em 1996 e faz parte da Parit Participações, holding de investimentos que controla também as gaúchas Altus e HT Micron.

A empresa opera como EMS (Electronic Manufacturing Services), atendendo a clientes, além dos já citados, como Gigabyte, MSI, RCA, Thyssen e Carrier, entre outras.

Os serviços da indústria gaúcha incluem todo o processo industrial: montagem automática, integração, testes e embalagem, entregando o produto pronto para venda.

O portfólio reúne itens como notebooks, AIO, motherboards, desktops, televisores e controladores diversos.

“Assumimos a cadeia logística e industrial dos clientes, permitindo que estes possam concentrar seu core business no desenvolvimento de produtos, marketing, vendas e promoção de sua marca”, finaliza Alvarez Filho.