A Cielo, especializada em soluções para meios de pagamento eletrônicos, fechou o segundo trimestre de 2011 com receita operacional líquida, acrescida da receita líquida proveniente das operações de antecipação de recebíveis da companhia, de R$ 1,119 bilhão.
O número representa um crescimento de 6,7% sobre o mesmo período de 2010 e de 3,4% sobre o trimestre anterior.
Já o lucro líquido da companhia ficou em R$ 423,6 milhões no 2T11, redução de 0,3% em relação ao trimestre anterior.
No 2T11, a Cielo ampliou a captura de transações de débito e crédito, somando 1,094 bilhão de transações, ou 13,4% a mais do que no mesmo período do ano passado.
O volume financeiro das transações totalizou R$ 74,6 bilhões, expansão de 21,2% ano/ano e de 6,3% sobre o 1T11.
Especificamente com cartões de crédito, o volume financeiro de transações processadas totalizou R$ 46,8 bilhões no 2T11, o que representou um crescimento de 20,4% em relação ao 2T10, e de 5,6% na passagem trimestral.
O ticket médio das transações com cartão de crédito foi de R$ 73,26 – alta de 6,2% e 1% sobre o ticket médio do 2T10 e 1T11, respectivamente.
Já na modalidade cartões de débito, o volume de transações processadas totalizou R$ 27,8 bilhões, crescimento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano passado e de 7,4% sobre o trimestre anterior.
O ticket médio das transações com cartão de débito foi de R$ 61,09, 8,2% superior ao ticket médio das transações no mesmo período do ano passado, e 5,6% maior em relação ao 1T11.
A receita de comissões de crédito e débito, por sua vez, totalizou R$ 754,9 milhões, 1,8% superior ao mesmo período de 2010.
A empresa também encerrou o trimestre com presença em 5.497 dos 5.565 municípios brasileiros, cobertura de 98,8%, ante 98,5% no 1T11.
Avanço no e-commerce e mobile payment
No trimestre, a Cielo também reforçou sua atuação nos segmentos de pagamentos móveis e de comércio eletrônico.
Em maio, a companhia anunciou a aquisição de 100% do capital da Braspag, empresa especializada em processamento de pagamentos para e-commerce que detém aproximadamente 65% de market share, com os principais varejistas online na carteira de clientes.
Universo mobile
Após ter lançar um aplicativo, no final de 2010, que transforma o iPhone, iPad e iPod touch em um terminal da Cielo para viabilizar transações com cartões, a companhia ampliou a solução de pagamento móvel aos smartphones e tablets que usam Android.