Uma escola de Alvorada, na Grande Porto Alegre, é o primeiro cliente no país da nova linha de soluções da Hitachi Solutions para a área de ensino.

A Escola Estadual de Ensino Médio Vale Verde adquiriu três equipamentos StarBoard, uma lousa interativa com interface multi-touch que, entre outros recursos, facilita a transmissão de conteúdo, já que elimina a necessidade de cópia em caderno, possibilitando o envio direto para dispositivos como smartphones e tablets, entre outros.

A solução, que custa a partir de R$ 3 mil, conta com conexão à web, ferramentas interativas para uso simultâneo de grupos de alunos ou estudantes e professores e atualização automática de software livre.

Na escola gaúcha, que conta com 1.024 alunos, o equipamento é utilizado para turmas desde a quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Conforme o diretor da Escola Vale Verde, Pedro R. Ribeiro, as StarBoards estão em uso desde dezembro de 2010 e já fizeram tanto sucesso entre os alunos e docentes que a escola já projeta a compra de mais uma unidade.

“As salas de aulas atuais não acompanham a realidade tecnológica à disposição dos estudantes, permeada pela internet, jogos eletrônicos, smartphones e tablets, entre outros gadgets. Tudo isso proporciona experiências de integração, capturando a atenção dos jovens como as metodologias tradicionais, baseadas em aulas com lousa e giz, não conseguem”, destaca Ribeiro.

Conquistando corações
Já Vivian Manso, country manager da Hitachi Solutions, destaca que a StarBoard garante a aproximação entre alunos e professores.

O diretor concorda.

“Como em toda quebra de paradigmas, ao adotar a nova tecnologia enfrentamos resistência, o corpo docente ficou dividido. Porém, foi apresentar a novidade e conquistamos corações: os pais saíram encantados, sentindo que os filhos estavam sendo valorizados, e muitos professores correram para preparar conteúdos para a nova plataforma”, comemora ele.

Além disso, segundo Ribeiro, muitos estudantes já relataram melhorias na absorção do conteúdo praticado nas aulas, em função do uso da tecnologia.

E o ganho vai ainda mais longe, segundo o diretor.

“Aumentou até a auto-estima dos estudantes e professores. E esse foi e continua sendo o resultado mais positivo gerado pela instalação da StarBoard”, finaliza Ribeiro.

Fornecedora nova

A Hitachi Solutions é uma provedora de soluções formada em 2010 a partir da fusão da Hitachi Software Engineering com a Sistemas e Serviços Hitachi.

Com sede global em Tokyo, a Hitachi Solutions fornece soluções e serviços que, segundo Vivian, “cobrem todo o ciclo de vida de TI, desde o planejamento até a integração, passando pela operação e manutenção de sistemas”.