Foto: Divulgação, IntelFreePress/FLickr

Em meio à febre dos tablets, os brasileiros têm se interessado por outro portátil: o notebook.

Os computadores desse segmento chegaram a 5 milhões unidades comercializadas, aumento de 60% em relação a 2010, sendo 800 mil aparelhos vendidos apenas em dezembro.

Enquanto isso, os tablets responderam por 5% das vendas no varejo brasileiro.

Para a consultoria GfK, que elabora a pesquisa Consumer Choices, os números confirmam que os laptops são a principal categoria no segmento de computadores no Brasil.

Alex Ivanov, Gerente de Negócios IT e Foto da GfK Consumer Choices (GfK CC), chama a atenção para a queda de 20% nos preços da categoria em comparação com 2010.

“Notebooks acima de R$ 1.,5 mil perderam importância. Mais de 1/3 das vendas já está abaixo de R$ 1 mil”, afirma Ivanov.

Note no Súper
Segundo Ivanov, como o preço influencia diretamente na decisão de compra do consumidor, o Canal Generalista (supermercados, hipermercados e lojas de departamentos) acabou se fortalecendo.

Em 2010 era responsável por 31% das vendas de informática no varejo, em 2011 fechou com 35%.

Coincidentemente, há modelos de tablets no mercado que estão na mesma faixa de preço, ou até mais baratos que os notes, e praticamente na mesma prateleira – como um tablet da ZTE, vendido por R$ 899 na rede Carrefour, no ano passado.

Além de ter o menor preço, o varejo apresentou a maior variação no número de itens vendidos, no caso dos computadores.

Ao todo, 1.548 modelos diferentes de notebooks foram encontrados nesse Canal, um crescimento de 37% em relação a 2010.

“A média Brasil fechou com 2,2 mil peças diferentes. Para quem pensa que é muito, a Rússia encerrou 2011 com 10 mil modelos de notebooks vendidos e a Alemanha teve 9.000”, compara o Gerente de Negócios IT que ressalta ainda a concentração do mercado brasileiro.

Concentração de marcas
Segundo Ivanonv, São 55 marcas diferentes do eletrônico no mercado brasileiro, mas apenas cinco respondem por quase 70% das vendas, indicando grande concentração.

De acordo com o estudo da GfK CC, quando comparada a importância dos segmentos notebook, netbook, desktop, All-in-one e Tablets, a região que apresenta a maior concentração em vendas de notebooks é a Região Sul (57%), enquanto o Nordeste respondeu por 41% das vendas de desktops, quando a média nacional desse item foi de 34%.

Nas Regiões Norte e Centro-Oeste, a novidade foi a expressiva venda de modelos All-in-one: 6%, enquanto a média Brasil é de 3%.

Já na Região Sudeste as vendas no varejo tiveram como destaque a concentração de netbooks na Grande RJ: 10% nessa área contra a média Brasil de 8%.

Mercado de US$ 1 trilhão
O cenário mundial para o segmento de eletrônicos é positivo, diz a GfK.

Os consumidores devem gastar acima de US$ 1 trilhão com esses itens no próximo ano, cerca de 5% a mais em relação a 2011. Em 2010, o segmento de eletrônicos foi de US$ 922 bi, passando para US$ 993 bi em 2011, um crescimento de 8%.

A categoria de smartphones, que em 2008 representava 7% das vendas, deve chegar a 22% em 2012, o maior crescimento.

Os computadores permanecem estáveis: em 2008 representavam 23% das vendas e em 2012 a expectativa é de 22%.