
Voltem terá buscas específicas para eventos como Rock in Rio e Tomorrowland. Foto: Eugenio Marongiu/Shutterstock
O Hotel Urbano, agência online de viagens líder no segmento de hospedagens no Brasil, lança o Voltem, plataforma online para aluguel de imóveis por temporada que permite ao hóspede parcelar o pagamento em até 10 vezes.
O Voltem nasce com um maior portfólio de mais de 40 mil anúncios de quartos e propriedades disponíveis para locação no Brasil.
“A empresa surgiu para atender a uma carência por hospedagens, que existe principalmente nos polos turísticos do Brasil e em cidades que sediam grandes eventos”, afirma Eduardo Serrado, fundador e CEO do Voltem.
Com 1,5 milhão de viajantes cadastrados, a plataforma conecta pessoas que precisam de uma locação por pequenos períodos a proprietários de imóveis, que podem alugar suas propriedades ou apenas cômodos.
Até o final de 2014, o site espera ter à disposição 100 mil anúncios, impulsionado pela grande demanda gerada pelas festas de fim de ano e período de férias.
Com experiência no segmento, Eduardo Serrado é também fundador da House in Rio, plataforma para aluguel por temporada criada em 2011, com foco em imóveis no Rio de Janeiro.
Adquirida recentemente pelo Hotel Urbano, a House in Rio foi redesenhada e está sendo relançada como Voltem.
“Com uma plataforma dedicada e uma estrutura paralela ao Hotel Urbano, a equipe do Voltem vai explorar da melhor forma a alta taxa de ocupação de grandes cidades e pontos turísticos, disponibilizando mais opções para esses destinos”, afirma João Ricardo Mendes, cofundador do Hotel Urbano.
O sistema de busca do Voltem é capaz de localizar imóveis não somente por região, mas especificamente para grandes eventos. Um carioca que deseja alugar um quarto de sua casa somente para o período do Rock in Rio, por exemplo, pode especificar isso na descrição e atrair somente viajantes interessados neste período.
O site terá áreas dedicadas exclusivamente a anúncios de imóveis para hospedagem durante megaeventos, como a Fórmula 1, Tomorrowland, Festa do Peão de Barretos, entre outros.
Esse pode ser, além da possibilidade de parcelamento, o único ponto em que o Voltem se diferencia do AirBNB, pioneiro no segmento de aluguel por temporada.
O site da nova empresa do Hotel Urbano segue o padrão do AirBNB, com a barra de busca por cidade - com data de check-in e check-out - estampada no centro da página inicial. O resto da tela, nos dois portais, apresenta sugestões de cidades populares para viagens.
Lançado em 2009, o site AirBNB, em 2014, a 10 milhões de clientes na plataforma, com 550 mil propriedades listadas em todo o mundo. A empresa é avaliada em US$ 10 bilhões.
No Brasil o site está no ar desde 2012. Dos 3 mil anúncios listados no ano de estreia, a empresa alcançou 20 mil no início de 2014. Os números da rede cresceram muito na Copa do Mundo, quando cerca de 120 mil pessoas se hospedaram no Brasil utilizando o AirBNB.
O total arrecadado pelos anfitriões foi brasileiros foi US$ 38 milhões. O serviço de aluguel de casas e quartos registrou viajantes de 150 países diferentes durante o evento. Os anfitriões do Rio de Janeiro receberam, em média, US$ 4 mil ao longo do mês.