
Tecnologia de ponta em encher linguiça. Foto: Depositphotos.
A adoção de inteligência artificial nas empresas está produzindo um grande volume de conteúdo inútil, gerando com isso retrabalho e problemas no ambiente de trabalho.
É o que aponta um estudo atualmente em curso do Social Media Lab de Stanford, uma das universidades mais prestigiadas do mundo, no qual 40% dos pesquisados disseram ter recebido conteúdo inútil vindo de outros colegas no último mês.
Os pesquisadores falam em “workslop”, uma nova palavra para definir material gerado por IA que pode parecer bom, mas contém muitos poucos fatos ou dados que possam servir para algo - em bom português: encheção de linguiça.
Esse tipo de conteúdo precisa ser retrabalhado para ser útil, custando em torno de US$ 186 em tempo perdido por mês segundo os dados da pesquisa, feita com empresas americanas (o valor, ironicamente, é similar ao uma licença profissional do ChatGPT).
Mais além do tempo perdido, o workslop estaria também semeando a discórdia: metade dos funcionários que receberam a enrolação se disseram irritados, um terço disse ter ficado confuso e um quarto até ofendido.
Quem recebe a encheção de linguiça passa a desconfiar dos colegas: 42% disseram passar a confiar menos no colega, outros 30% disseram que passaram a considerá-los menos inteligentes.