Um mercado que ganhou muita força nos últimos anos, os jogos de apostas online, deve atingir $140,26 bilhões até 2028, de acordo com artigo publicado pela Bloomberg. Já em 2020, os jogos online relacionados a apostas já ultrapassaram, em participação de mercado, aqueles com locais físicos, como cassinos e casas de apostas.
As apostas esportivas são uma atividade de previsão de resultados esportivos e de apostar no resultado. A maioria das apostas são feitas em esportes, como futebol, beisebol, vôlei, fórmula 1, boxe, basquete e outras competições de automobilismo. No entanto, as apostas esportivas também se estendem a eventos não esportivos, como corridas de cavalos e eSports.
Os efeitos da pandemia
A pandemia de COVID-19 levou a diversos cancelamentos de eventos esportivos, o que, como resultado, reduziu as oportunidades de apostas esportivas. Entretanto, é esperado que a indústria de apostas lide com menos danos financeiros em comparação com as demais. Isso porquê, com o bloqueio das instalações de apostas físicas para evitar conglomerações, muitos clientes/apostadores buscaram nas plataformas de apostas online uma alternativa. Durante os bloqueios, a indústria de apostas esportivas online viu um aumento substancial na participação de mercado, com usuários tendo mais tempo livre em seus celulares e computadores de mesa, momento conveniente para fazer apostas.
A popularização dos eSports
Outro fator que podemos citar é a popularização dos eSports, ou esportes virtuais. Trata-se de uma categoria na qual atletas competem entre si em jogos de videogame, algo que – até não muito tempo – era bastante nichado a um público específico, mas que cresceu muito em notoriedade nos últimos anos. Alguns dos mais importantes campeonatos, como os chamados ‘majors’ no título Counter-Strike, chegam a atingir audiência comparável àquela do Super Bowl.
Dito isso, diversas empresas passaram a explorar esse universo com possibilidades de apostas, e os grandes nomes da indústria de apostas online Brasil já disponibilizam diversas opções para quem prefere apostar nos esportes virtuais ao invés do tradicional futebol, por exemplo.
O constante crescimento na penetração da internet
O mercado também se beneficiou do crescimento da penetração da internet, impulsionando pelo aumento dos investimentos em plataformas de apostas esportivas online. Por exemplo, de acordo com a Global Social Media Overview de abril de 2021 da DataReportal, existem mais de 4,8 bilhões de usuários de Internet em todo o mundo. A participação em apostas online permite que os jogadores monitorem as atividades de apostas em tempo real por meio de dispositivos conectados à Internet.
Os provedores das plataformas de apostas investem em atividades de pesquisa e desenvolvimento para introduzir inovações no mercado e oferecer uma melhor experiência de usuário. Também é possível citar que a crescente concorrência está impulsionando inovações no mercado esportivo. Dentro desse cenário, o Brasil é um dos maiores players da América Latina, o que – para além da dimensão de sua população – pode ser explicado pelo fato de o país não permitir a instalação de locais para apostas e jogos, fazendo da internet a única opção para os brasileiros que querem explorar esse tipo de entretenimento.