Última grande empresa fora do e-commerce brasileiro, o Carrefour lança nesta segunda-feira, 01, sua presença online. 

Com investimentos de R$ 50 milhões - o dobro do que foi gasto pelo concorrente Walmart neste segmento -, a empresa tem metas de tornar-se o quinto maior player do varejo virtual até 2011. 

Apesar da demora na adesão do Carrefour ao e-commerce no país, o Brasil é o primeiro da América Latina, e a primeira entre as nações emergentes, a receber uma loja virtual da marca. 

Tecnologia
Para Ney Santos, diretor de TI da rede varejista, chegar agora ao e-commerce traz a vantagem de aprender com as experiências e erros da concorrência. 

Com tais informações em jogo, a empresa começou a esboçar a receita para uma solução escalável, com performance e segurança garantidas e, principalmente, amigável. 
 
Para tanto, contou com parceiros como IBM, integrador responsável pelo PMO e hosting da loja virtual; e Accurate, que desenvolveu o website e implementou sua solução de gerenciamento. 

O gateway de pagamento ficou a cargo do Braspag e a prevenção de riscos, da Clearsale. Assim como WalMart, Submarino e Extra.com, o gerenciamento de backoffice foi realizado pela Uniconsult. 

Rodando em servidores Intel, a operação utiliza o sistema operacional GNU/Linux, o Weblogic como servidor de aplicação e a Oracle como banco de dados. Os equipamentos de rede tem assinatura da Cisco e o firewall, da Checkpoint.

O projeto levou sete meses para ser realizado e implementado por uma equipe de 50 pessoas. 

Produtos e serviços
O Carrefour inicia a operação virtual com 15 mil itens disponíveis. A meta é ampliar este número para 80 mil até o final de 2010.

As categorias disponíveis até o momento compreendem eletrônicos, informática, eletrodomésticos, telefonia, eletroportáteis, beleza, foto, utilidades domésticas além de cama, mesa e banho.

Segundo o diretor de e-commerce do Carrefour, Jonas Ferreira, um dos diferenciais da empresa está em oferecer serviços e informações detalhadas sobre os produtos.

"Além de vídeos explicativos e manuais que procuram definir qual o produto é mais adequado à necessidade dos clientes, ofereceremos instalação técnica de eletroeletrônicos e help desk para aparelhos de informática", explica ele.

Navegação
O site será lançado às 14 horas desta segunda-feira, 01. 

Um preview foi apresentado para a imprensa e está disponível ao final desta matéria. 

Entre os destaques antecipados pela equipe está a barra personalizada, que mostra um histórico da navegação para o consumidor, com maior grau de segurança. 

Segundo a empresa, durante essa navegação, a barra muda de cor ao entrar em áreas protegidas – a cor verde mostra que o consumidor poderá informar seus dados pessoais sem riscos.

Foco no nordeste
Durante a coletiva, o diretor-superintendente do Carrefour Brasil, Jean-Marc Pueyo, declarou que o país tem prioridade sobre os investimentos do grupo. 

O plano de expansão para 2010 e 2011 contará com investimentos de R$ 2,5 bilhões e servirá para inaugurar 70 novas lojas, neste ano. Chegar a todos os estados até 2011 e focar nas regiões Norte e Nordeste também fazem parte das metas.