O app da Gazeta do Sul na tela do iPad

O jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, lançou no último fim de semana seu aplicativo para iPad e iPhone.

O app está disponível para download gratuito temporário pelo site abaixo e, durante o período de degustação, também ficará liberado o acesso ao conteúdo diário da Gazeta, mesmo para quem não é assinante da versão online.

“Além de priorizar o conteúdo regional, precisamos estar cada vez mais inseridos nas novas mídias, chegar no formato que o leitor quiser, onde ele quiser", resume o diretor-presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut.

O aplicativo do jornal gaúcho foi concebido pela equipe de desenvolvimento do Portal Gaz, unidade de negócios responsável pelas operações da empresa na Internet.

“Foram sete meses de trabalho, incluindo cerca de 60 dias para cadastro e homologação do produto pela Apple”, afirma o gestor de Desenvolvimento, Jossandro Balardin.

Segundo ele, o app permite ao usuário ler o jornal tanto em texto quanto na versão integral, como se estivesse com a edição impressa em mãos, com todas as funcionalidades do iPad.

Fundada em 1945, a Gazeta do Sul circula em todo o Vale do Rio Pardo, região gaúcha onde vivem 450 mil pessoas.

No fim de 2009, uma pesquisa independente do Instituto Methodus revelou que a publicação é o jornal editado no interior mais lido em todo o Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, outro estudo do Methodus demonstrou que 97% de quem lê jornal em Santa Cruz é leitor da Gazeta.

Gauchada
Outro jornal gaúcho que aderiu aos aplicativos para smartphones e pads foi o Caxiense.

No caso da publicação de Caxias do Sul, além de versões para leitura em iPhone e iPad, também foi lançado um app para a plataforma Android, do Google.

Todos os apps do jornal serrano foram desenvolvidos pela Flip Studio, também de Caxias do Sul.

A publicação serrana também conta com perfis em redes e sites de relacionamento como Facebook, Twitter, Four Square, Flickr, YouTube e Tumblr, entre outros.