O navegador Chrome, do Google, superou o rival Firefox pela primeira vez este ano, em ranking global, e continua a diminuir a distância entre o líder do mercado, o Internet Explorer, da Microsoft, informou a Internet StatCounter, empresa de análises, nesta quinta, 01.

De acordo com o Estadão, em novembro, a participação mundial do Chrome chegou a 25,7%, quase o dobro do ano passado. O Firefox caiu para 25,2% em participação, ante 31,2% em novembro de 2010.

Além disso, o market share do Explorer reduziu para 40,6%. No ano passado a marca foi de 48,2%.

“Podemos esperar uma fascinante batalha entre a Microsoft e o Google na medida em que o crescimento do Chrome sugere que o navegador se tornará um verdadeiro rival para o Explorer globalmente”, disse o presidente-executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, em comunicado.

Em comparações gerais, o Safari, da Apple, fica com a distante quarta posição do mercado, com 5,9% de market share. Já o Opera, quinto colocado, tem 1,8% do mercado.

Conforme o Estadão, as estatísticas são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de websites, com uma amostragem de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês.