Estudo da empresa holandesa Newzoo mostra que o Brasil é o quarto maior mercado global em número de jogadores, com 35 milhões de usuários de jogos digitais, sendo 19,2 milhões de homens e 15,8 milhões de mulheres. O Brasil aparece pela primeira vez na pesquisa.

Os Estados Unidos lideram o ranking, com 145 milhões de usuários, informa o Valor Econômico.

Apesar da estreia brasileira, os dados ainda não são definitivos.

Tudo ainda é baseado em suposições e dados das empresas, afirma Ronaldo Bastos, diretor para América Latina da Atrativa, divisão de games da norte-americana Real Networks na região.

Para ele,  o estudo confirma o momento positivo que o setor vive no Brasil, com a chegada oficial de consoles como o Xbox, da Microsoft, e o PlayStation, da Sony.

Segundo o jornal, o estudo aponta que 17 milhões dos usuários brasileiros, ou 47% dos entrevistados no país, gastam com jogos digitais, seja assinando serviços on-line, ou comprando aplicativos para dispositivos móveis e consoles.

Com 26,4 milhões de usuários, os jogos casuais são os mais populares no país. Os jogos para dispositivos móveis e redes sociais vêm a seguir, ambos na faixa de 24 milhões de jogadores.

O estudo revela que os brasileiros dedicam em média 10,7 horas por semana com o entretenimento, quase o dobro gasto com a TV (5,5 horas) e se equipara às 11,3 horas no uso da internet.

Leia a matéria completa do Valor Econômico nos links relacionados abaixo.