O Orkut anunciou nesta sexta-feira, 03, a criação de selos que indicam o status dos usuários no site.

Entre os selos que podem ser conquistados, estão as medalhas de “veterano” (distribuída ao usuário que está na rede há algum tempo), “mestre em promoções” (ao adepto que criou promoções bem-sucedidas) e “popular” (entregue às pessoas que mais receberam mensagens em seus perfis).

Segundo a Veja Online, esta é a 34ª alteração no site de relacionamentos do Google.

Líder no país, com 29,1 milhões de visitas únicas no mês, Orkut assiste o crescimento da maior rede social do mundo, o Facebook, se ganhar espaço rapidamente no Brasil.

Apesar de ter 15,4 milhões de visitas em outubro, segundo o Ibope Nielsen, o site de Mark Zuckerberg tem saltos de 133% ao ano em audiência. O Orkut avança apenas 7%.

No ano passado, o “novo Orkut” mudou radicalmente a aparência do site de relacionamentos, com um novo layout, mais próximo dos concorrentes. Meses depois, o Orkut implementou o recurso de grupos para organizar os usuários.

Agora, recorre aos selos para diferenciar os cadastrados, numa estratégia vista como esforço de manter os usuários.