A Toyota firmou uma parceria com a Salesforce.com para desenvolver a Toyota Friend, rede social privada para os clientes da marca.

O serviço estará disponível a partir de 2012, inicialmente no Japão, começando pelos veículos elétricos e híbridos da Toyota.

Trata-se de uma rede que irá agregar informações sobre produtos e serviços da fabricante, além de dicas de manutenção para os proprietários de veículos da marca.

Serviços exclusivos também estarão presentes. Por exemplo: se um veículo elétrico ou híbrido estiver com o nível da bateria baixo, a Toyota Friend alertará o motorista sobre a necessidade de recarga.

Os clientes poderão, ainda, interagir com seus contatos de redes sociais como Twitter e Facebook por meio da Toyota Friend, que permitirá acesso a partri de qualquer dispositivo com Internet, incluindo todos os móveis.

“A Toyota já possui seu próprio serviço de telemetria para conectar pessoas e carros em países como Japão, China e Estados Unidos. Com a Toyota Friend, o sistema será oferecido globalmente”, afirma o comunicado da marca sobre o lançamento da rede.

O material também informa que a parceria com a Salesforce.com não se resume ao desenvolvimento da rede social: as duas empresas também planejam desenvolver futuramente serviços utilizando computação em nuvem para a plataforma aberta da Toyota.

Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation fabrica veículos para passageiros e comerciais com produção em 26 países e vendas para mais de 170 mercados.

A empresa, de origem japonesa, é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. Em todo o mundo, emprega mais de 285 colaboradores em todo o mundo.

Já no Brasil, mantém mais de 3,6 mil funcionários nas unidades de Guaíba, Indaiatuba, São Bernardo do Campo e São Paulo.