Baguete
InícioNotícias> UOL: e-mail baseado em Ajax

Tamanho da fonte:-A+A

UOL: e-mail baseado em Ajax

Márcia L. Lazzaron
// segunda, 04/08/2008 16:24

O UOL adota a partir da terça-feira, 05, uma nova plataforma de webmail baseada em Ajax. O novo serviço agregará recursos como busca em todas as pastas, inclusão automática de contatos, criação de filtros para organização de mensagens, visualização inteligente de anexos e criação de grupos de contatos.

A tecnologia Ajax é comumente usada em soluções para Web 2.0 que proporcionam interações mais sofisticadas durante a navegação.

O usuário terá à sua disposição o Painel de Leitura, que permite a visualização do conteúdo da mensagem a ser lida logo abaixo da lista de mensagens, sem a necessidade de sair da página, ou abrir uma nova janela.

Outra novidade do UOL Mail é a possibilidade de “arrastar” a mensagem para a pasta criada: basta clicar com o mouse em cima da mensagem, e, mantendo-a clicada, arrastá-la para a pasta que quiser.

O serviço estará disponível para os 2,5 milhões de usuários de e-mails do UOL, que terão suas caixas postais transferidas automaticamente. O processo de transferência das caixas postais da velha plataforma para a nova levará de três a quatro meses. Será feito em lotes diários, sem necessidade de nenhuma iniciativa dos assinantes. Aqueles que preferirem manter-se na plataforma antiga terão essa possibilidade.

A plataforma que o UOL adota agora foi primeiramente testada no Zipmail, desde o início deste ano, e em seguida no BOL, o outro serviço de e-mail grátis de propriedade do UOL. No Zipmail, 500 mil contas já usam a nova plataforma. No BOL, a migração foi de 4 milhões de contas. Com os aprimoramentos realizados nessas implantações o sistema ficou pronto para ser adotado no UOL.