Ryan Gavin

Quem teve mais downloads na estreia: Firefox 4 ou Internet Explorer 9?

Nos contadores da Mozilla e da Microsoft, o resultado é 7,1 milhões a 2,3 milhões para FF e IE9, respectivamente, nas primeiras 24 horas. Uma comparação injusta, segundo o diretor de marketing do Internet Explorer, Ryan Gavin.

“(Comparar) taxa de adesão é uma tentação compreensível, mas, infelizmente, ainda é cedo para isso”, escreveu Gavin no blog oficial do navegador de internet da MS.

Segundo Gavin, a corrida de downloads não se justifica, principalmente, pelas diferenças nos sistemas de atualização existentes em cada companhia.

Na prática, argumenta, como o IE8, antecessor do IE9, só receberá a atualização pela central (Windows Update) agora, em abril, a MS estaria em desvantagem na comparação dos downloads, uma vez que a sua base de usuários já existente não estaria entrando na conta.

Enquanto isso, na Mozilla e no Google: “Os mecanismos de atualização estavam presentes desde as primeiras versões”, defende-se o Gavin.

Apesar dos protestos do diretor de marketing da Microsoft, a defesa tem brechas, conforme explicado por matéria publicada na Computerworld norte-americana.

De acordo com o site, o hábito da Mozilla é alertar os usuários sobre o lançamento, no próprio navegador, num prazo entre 60 e 90 dias depois do lançamento de uma nova versão do browser – ou seja, os updates automáticos ainda não chegaram aos navegadores.

Já o Chrome, ressalta a Computerworld, costuma instalar os novos recursos automaticamente.

Dados da empresa de pesquisas Net Applications indicam que o Firefox 4 roda em 1,68% dos computadores do mundo, enquanto o IE9 tem 1,04% de fatia.

Tanto o Internet Explorer 9 quanto o Firefox 4 oferecem suporte a HTML5. O primeiro, no entanto, foi projetado exclusivamente para os sistemas operacionais Windows 7 e Vista, enquanto que o navegador Mozilla roda até a plataforma XP, além dos SOs da Apple e Linux.

Leia a matéria completa da Computerworld (em inglês) e o post do blog oficial da Microsoft nos links relacionados abaixo.