O NIC.br, responsável pelo registro do domínio ponto br (.br), anunciou uma nova terminação de endereço de internet voltado para as pequenas empresas: o domínio ponto emp (.emp), com custo anual de R$ 15, o que equivale à metade do valor registro .br.

A proposta é incluir digitalmente pequenos negócios que não pretendem fazer comércio eletrônico, mas querem ser localizados por meio de um buscador por clientes e frequentadores da região.

"O novo domínio permite uma forma de incluir digitalmente os pequenos e micronegócios, mesmo que tenham apenas uma página estática, com nome do estabelecimento, endereço e ramo de atividade", diz Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Além de cobrar a metade da anuidade, o NIC.br irá repassar igual valor para um provedor de internet interessado em hospedar essa pequena empresa e possivelmente vender serviços, como confecção de página na internet, e-mail, entre outros.

Esse provedor também se responsabiliza pelo registro para que o pequeno negócio obtenha um endereço IP por meio de um protocolo mais simples do que hoje é exigido das empresas .br.

O NIC.br sugere ao provedor que forneça ao interessado uma página simples na internet que permita sua identificação, localização e atividade, tanto por usuários da web quanto por ferramentas automáticas de busca.

"Esse serviço adicional pode ser oferecido pelo provedor gratuitamente à pequena e microempresa, ou por um valor anual equivalente ao do próprio registro de domínio. É interessante para o provedor ampliar sua carteira de clientes e possivelmente vender outros serviços", avalia o diretor-presidente da entidade.

Nos próximos dias, o NIC.br pretende divulgar o novo domínio entre provedores, comunidades, profissionais liberais e associações de classe que reúnem pequenas empresas como o Sebrae. As informações são do Valor Econômico.