A Centauro, empresa de artigos esportivos, otimizou em 300% o tráfego de sua loja virtual com soluções da Exceda, em um projeto que já dá resultados: de janeiro a março, o número de page views do site pulou de 41 milhões para 86 milhões.

A CIO da Centauro, Margarida Pedra, conta com o investimento na e-store dá base para a estratégia de crescimento físico da Centauro, que hoje mantém 188 lojas em todo país e pretende abrir outras 40 até o final deste ano, além de mais 60 em 2012.

“Somos a maior empresa de artigos esportivos da América Latina”, conta a CIO. “Seguindo estes passos, devemos abrir capital até o final do ano que vem, quando prevemos estar entre as dez principais marcas de nosso segmento no mundo”, acrescenta.

O projeto com a Exceda incluiu a adoção do DSA (Dynamic Site Accelerator) e do AOS (Application Otimization Solution), para aceleração de serviços transacionais e navegação.

Segundo Margarida, as ferramentas reduziram de 20 para cinco segundos o tempo de resposta na abertura da página inicial, além de tornar a visualização de todo o conteúdo do site – informações e fotos - 40% a 50% mais rápida.

A CIO explica que, quando decidiu otimizar a e-store, a companhia buscava uma alternativa que balanceasse as cargas e comprimisse o conteúdo para agilizar o acesso pelos clientes, já que, segundo ela, no e-commerce velocidade é item decisivo de compra.

“Ainda mais no contexto dos acessos dos consumidores brasileiros à Internet, que, geralmente, é de apenas 1MB”, avalia Margarida. “As pessoas que compram pela web precisam se sentir confortáveis para concluir as transações”, completa.

Feito em casa
Antes das novas ferramentas de aceleração, a Centauro trabalhava com uma solução de e-commerce desenvolvida in-house desde 2001.

Hoje, com as soluções da Exceda, a plataforma foi renovada, passando a suportar uma alta quantidade de tráfego de dados com economia de banda de 50%, garante Margarida.

“Mesmo com esta economia de banda, a Centauro consegue suportar tráfego superior a 70 Mb. Podemos prover, através de nossos servidores em todo o mundo, uma capacidade ainda maior, suportando o crescimento”, comenta Paulo Cacciari, da Exceda.

TI para IPO

A implantação dos aceleradores para o site não é o único investimento realizado pelo Grupo SBF, detentor da Centauro, em TI dentro da estratégia de preparação para a abertura de capital.

Em agosto passado, o grupo adotou soluções complementares ao SAP, ERP que usa há mais de um ano.

O projeto foi conduzido pela Sonda Procwork, que também implantou o software de gestão, e contou com soluções focadas especialmente em comércio exterior.

Fundado em Minas Gerais, o grupo usa o SAP em todas as mais de 190 lojas que mantém no Brasil - além da Centauro, compõem a rede as marcas By Tenis e as Nike Store, que a corporação opera oficialmente no país.