Os golpes de phishing scam, aplicados por cibercriminosos na web brasileira, envolvem agora o CPF dos cidadãos em e-mail falso, informa o site IDG Now.

A mensagem que está circulando na internet utiliza o nome de um banco brasileiro e nos campos do assunto e da mensagem apresenta o nome completo do destinatário, incluindo o número do CPF.

"O número do CPF é muito importante. Com a posse dele é possível roubar sua identidade e causar prejuízos ou em alguns casos produzir mensagens personalizadas de phishing, como essa que estão enviando", explica Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Lab, ao site.

No Brasil, essa não é a primeira vez que os internautas recebem golpes envolvendo dados pessoais. Além disso, em 2009, no mundo todo, foram enviados 3,9 bilhões de phishings.

Segundo o analista, o internauta que for vítima do golpe não tem muito o que fazer, já que o vazamento de dados podem ocorrer de diversas formas, como a perda de pendrives, notebooks ou ataque a banco de dados.