A Viação Ouro e Prata está oferecendo internet wi-fi gratuitamente em seus veículos.

Segundo Cesar Perrenoud, que atua na empresa desde 1982 e chegou à gerência do departamento de TI há cinco anos, o objetivo é manter-se tecnologicamente à frente da concorrência e melhorar a experiência dos clientes.

O serviço foi implementado em abril de 2009 e até o momento cobre os veículos das modalidades Executiva e Leito.

A empresa trabalha agora na ampliação do serviço também na modalidade comum.

Ao todo, 23 ônibus que saem de Porto Alegre para nove cidades gaúchas já estão aptos a oferecer a internet sem fio da Vivo, de forma gratuita e sem limite de tempo.

Como o itinerário passa por cidades sem cobertura 3G, a empresa utiliza um dispositivo que conecta-se automaticamente a rede disponível, seja HSDPA, WCDMA ou GPRS.

Homologado pela Anatel, o roteador supre a exigência de re-conexão ao longo do percurso sem perder a qualidade do sinal e pode chegar a taxas de download de até 7,2 Mbps e upload de até 5,7 Mbps.

O investimento na tecnologia foi relativamente baixo, de R$ 17 mil, mas tem grande impacto, afirma Perrenoud.

“Estamos constantemente buscando novas soluções no mercado que visem sempre facilitar o acesso dos clientes aos nossos produtos”, declara o profissional graduado em administração de empresas e formação técnica na área de Gestão de TI e Gestão de Projetos.

O departamento, composto por seis funcionários, trabalha com uma previsão orçamentária anual e tem investimentos mensais situados na faixa de 1,3% de faturamento.

Com este índice, a empresa investiu nos últimos três meses na aquisição de um novo sistema de gestão e em servidores de banco de dados.

O novo ERP, da BGM Rodotec, já está em processo de migração e deverá estar 100% utilizado em novembro.

“A migração teve inicio em 2008 quando começamos uma análise de todos os processos da empresa e verificamos a necessidade de melhoria na integração entre os departamentos e na qualidade da informação”, declara Perrenoud,

Além disso, a empresa que surgiu junto com a 2º Guerra Mundial, em 1939, busca manter-se próxima aos clientes utilizando seu perfil no Twitter. No espaço, são publicadas dicas de viagem, respostas aos clientes, novidades institucionais e de mercado, entre outros.