A Espalhe Marketing de Guerrilha complicou a situação da Fiat no Formspring, plataforma que está sendo utilizada para o lançamento do Fiat Uno.

Na tarde da quarta-feira, 06, um internauta questionou a falta de modelos na cor rosa, um interesse de sua namorada.

Em seguida, recebeu a seguinte resposta: “Chegamos a conclusão que rosa é cor de são paulino, por isso preferimos fazer entre outras o Vermelho Alpine, Amarelo Citrus, Azul Búzios e Azul Splash. Certeza que ela não vai nem lembrar que rosa existe quando ver estas cores incríveis”.

A publicação repercutiu nas mídias sociais, o que fez a equipe publicar um texto no Formspring pedindo desculpas a quem eventualmente tenha se sentido ofendido. Além disso, a empresa apagou a resposta anterior e responde longamente sobre as opções de cores nos novos modelos Uno  sem qualquer piada.

Já a assessoria de imprensa da Fiat afirma que as 18 pessoas responsáveis por responderem as mais de 5.400 questões são orientados a dar respostas bem humoradas, evitando o tom sisudo ou formal nas respostas - que são divididas em diferentes perfis como Engenheria, Marketing e Happy Hour, esta última responsável pelas mais descontraídas, incluindo a resposta sobre o veículo rosa.  

A expectativa da campanha, lançada na terça-feira, 27,  era receber e responder pelo menos três mil questões dos internautas, em português, espanhol e inglês.

O site de perguntas e respostas, que também é utilizado por Cesar Maia e pela prefeitura de São Paulo, foi lançado em novembro e já ultrapassou os 3,9 milhões de brasileiros cadastrados.

Problemas
Um caso semelhante fez o diretor comercial da Locaweb Alex Glikas ser demitido  no final de março. O funcionário usou seu perfil pessoal no Twitter para enviar mensagens provocativas a torcedores do São Paulo, clube com que a Locaweb havia firmado um contrato de patrocínio.