A InMeta, agência digital de Blumenau, lançou em julho o Seekr, uma ferramenta para monitoramento e análise de marcas em mídias sociais.

Segundo Eduardo Luiz Prange Junior, diretor da agência, o software desenvolvida em Ruby on Rails é fruto de estudos de mais de três anos e investimentos de R$ 300 mil que deverão atingir o retorno em oito meses.

A novidade já é utilizada por quatro empresas de médio e grande porte que, por questões de contrato, não podem ser citadas, afirma o empreendedor.

A InMeta estima que no primeiro ano de funcionamento o Seekr conte com, no mínimo, 30 clientes.

“O Seekr é voltado para empresas que se preocupam com sua imagem na Internet. Ele possui um apelo muito maior em marcas que estão ligadas diretamente ao consumidor final”, esclarece Prange Junior.

Para o executivo, agencias de publicidade e propaganda, bem como empresas de assessoria de imprensa também poderão se beneficiar com o uso do Seekr, pois poderão revender o serviço a seus clientes e fazer pesquisas de mercado com a solução.

Como funciona
A metodologia Seekr permite criar blogs para cada campanha nas mídias sociais e armazenar históricos diários, semanais, mensais e anuais. “Todos os posts são salvos, fazendo que sua campanha tenha um verdadeiro diário sobre seus desempenhos”, afirma o idealizador.

O sistema também permite exportar os dados para PDF com o Seekr Export API, filtra termos de busca, excluir as ocorrências que não estão ligadas diretamente com a marca analisada, bem como restaurar as ocorrências que já foram excluídas, identificar os principais termos vinculados a sua marca, entre outros.