Twitter tem a maior penetração mundial no Brasil

Com alcance de 23% dos brasileiros online, o Twitter  tem no Brasil o maior alcance online do mundo, segundo dados da comScore.

Em agosto de 2010, aponta a pesquisa, o microblog quase dobrou sua audiência, para 8,6 milhões de visitantes, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O gosto dos brasileiros pelo Twitter não é novidade. Desde o #mussunday, hashtag que celebrou o aniversário da morte do trapalhão Mussun em 2009 entre os trending topics (tópicos emergentes), até a palavra "nordestino", nos TTs desta sexta, o espaço tem sido ponto de encontro e debate no Brasil.

Também plataforma crescente para ações de marketing, o Twitter passou por mudanças de layout no mês passado, agregando mais espaço para publicidade.

A "reforma" no design foi acompanhada de uma troca de CEO no início deste mês. Ambas as alterações com foco na rentabilização do site.

Fundado em 2006, o microblog deve ganhar uma versão em português em breve, conforme informado em meados de setembro, via Twitter, por um dos criadores do site.

Orkut segue líder
Apesar do avanço do Twitter, o Orkut continua liderando o mercado de redes sociais no Brasil, alcançando mais de 36 milhões de visitantes únicos (com 15 anos de idade ou mais, acessando apenas de casa ou do trabalho), enquanto o Facebook cresceu para quase 9 milhões de visitantes, de apenas 1,5 milhões de visitantes há um ano.

"Os meios sociais representam quase 20 por cento do tempo que os brasileiros gastam on-line, tornando-os uma das principais atividades on-line no país", disse Alex Banks, gerente administrativo de comScore no Brasil e vice-presidente na América Latina.