Foto: Divulgação, VISOR05records/Devianart

O grupo alemão de internet Rocket abrirá 30 startups no Brasil até o final do ano, concretizando o Brasil como sua principal base de negócios fora da Europa, diz a Folha de S. Paulo.

A incubadora já lançou 12 empresas desde janeiro de 2011, quando chegou ao país.

As novas apostas se dão graças ao sucesso do primeiro investimento, relata o jornal, a loja on-line de calçados e roupas Dafiti. Criado há pouco mais de um ano, a loja vende 4 mil pares de sapato por dia.

Hoje, outros três negócios – os e-commerces Kanui, Tricae e Mobly – lançados nos últimos seis meses estão em estágio avançado de expansão, atingindo 5 milhões de acessos em março.

“O Brasil já é a segunda maior operação da empresa no mundo, só perde para a matriz alemã”, diz Victor Noda, presidente do site de vendas de móveis Mobly e um dos primeiros executivos contratados no Brasil.

A Rocket foi fundada em Berlim em 2007 pelos irmãos Oliver, Marc e Alexander Samwer, que fizeram fortuna ao copiar negócios de internet bem-sucedidos nos Estados Unidos, lançá-los no mercado alemão e depois vendê-los a grandes grupos.

Em 2010, eles venderam ao Groupon o site de compras coletivas CityDeal. Em troca, ficaram com uma fatia, hoje avaliada em US$ 1 bilhão, da empresa norte-americana.

Nos últimos anos, porém, o grupo passou a se dedicar a levar seu modelo a mercados emergentes.

Hoje, a empresa opera em 17 países.