O publicitário gaúcho Gabriel Kauffmann Schüler, 25 anos, criou um projeto para oferecer pela internet o pacote básico de comunicação visual para empresas.

Chamado de  Projeto Maestro, o sistema foi desenvolvido em parceria com a Verdi Design, e trabalha com o conceito da colaboração.

Através do site, interessados em contratar o serviço fazem a descrição do seu negócio e o que pretendem transmitir através da identidade visual (briefing). As informações são então repassadas aos designers cadastrados no site, que enviam suas propostas gráficas.

O site disponibiliza, em cada projeto, um designer sênior que atua como uma espécie de mediador.

Com o auxílio desse profissional, o empresário avalia as propostas e escolhe a solução que esteja mais próxima das suas expectativas.

Após a aprovação e finalização das peças gráficas, o material fica disponível para o cliente fazer o download no site.

Todo o processo, desde o briefing até a finalização das artes gráficas, leva cerca de 30 dias.

“Até agora, cada cliente do Projeto Maestro recebeu, em média, 25 propostas de logotipia”, diz Schüler.

Atualmente, o Projeto Maestro possui mais de cem designers das mais variadas regiões do país cadastrados no portal.

Formado em publicidade e propaganda pela ESPM, Schüler é especialista em design estratégico pela Unisinos e Politécnico de Milão e mestrando em design estratégico pela Unisinos.

O publicitário trabalhou dois anos na Unimed Rio Grande do Sul, com gestão de marca e outros dois na Verdi design, como executivo de contas.

Segundo Schüler, o projeto surgiu de uma especialização em designer estratégico. A ideia está baseada nos conceitos que envolvem as redes de colaboração e inovação aberta, chamados de crowdsourcing e opening inovation, respectivamente.

“O conceito básico é o que chamamos de abrir um pedido de solução para as multidões”, destaca Schüler.

Seis clientes já foram atendidos no Projeto Maestro desde setembro. O valor do serviço é de R$ 2,4 mil.