O modelo de e-learning do HSBC Brasil, baseado em ferramentas de desenvolvimento interno, é referência para o banco em todo o mundo.

A empresa, posicionada pela Forbes como a maior do mundo, empregando 300 mil colaboradores e atendendo a 125 milhões de clientes em 83 países, já realizou mais de 1 milhão de treinamentos via web, segundo seu coordenador de RH no Brasil, Luciano Lisboa.

“Iniciamos os investimentos em learning em 1996, com kits de treinamento desenvolvidos internamente, depois partimos para educação via computador mesmo e hoje a web nos auxilia a fornecer uma plataforma de 120 cursos e e-books, além de cinco TVs aula", conta ele. "A meta é chegar ao fim de 2009 com mais de 160 opções para os funcionários”, complementa.

Lisboa foi um dos palestrantes do E-Learning Sul, realizado pela GSI Online na sexta-feira, 08, em Porto Alegre. No evento, ele destacou que atualmente os cerca de 26 mil empregados do banco no Brasil já somam mais de 150 mil horas de treinamento realizadas.

O coordenador conta, ainda, que em 2008 o banco encerrou sua cota de instrução de funcionários com 44% de horas de e-learning e 56% presenciais.

Agora, o HSBC trabalha em um projeto de alinhamento global de suas iniciativas de e-learning, o Learning Transformation. A ideia é criar uma biblioteca para assuntos comuns a todas as agências e escritórios, como Matemática Financeira, Excell, Business, entre outros.

“Nossa intenção é tornar a qualificação cada vez mais acessível aos colaboradores”, finaliza Lisboa. O Learning Transformation ainda não tem uma data de conclusão prevista.

Sediada em Santa Maria, a GSI Online oferece soluções para e-learning a clientes de áreas como a automotiva, farmacêutica, bancária, da saúde, tecnologia, atacadista, alimentícia e governamental.

A empresa conta com uma equipe especializada de profissionais nas áreas de gerência de projeto, pedagogia e design (para criação dos ambientes de ensino de acordo com as necessidades de cada cliente), diagramação, TI e gestão de pessoas. Com isso, atende a clientes como Renault, Paraná Clínicas, Pfizer, Eletrobrás, Eurofarma, John Deere e Renner, entre outros.