W3C reconheceu que a HTML5 ainda não está pronta para a internet em larga escala

Um dos executivos do consórcio W3C admitiu que a linguagem HTML5 ainda não está pronta para o uso em larga escala na internet.

Segundo a Computerworld, Phillipe Le Hegrat, que comanda o comitê de interação de domínios do W3C, diz que W3C ainda tem modificações a fazer nas APIs da linguagem. Neste momento, porém a dificuldade maior estaria em fazer o HTML5 funcionar bem em todos os navegadores.

“O HTML5 ainda não está pronto em função de questões de interoperabilidade, que incluem diferenças de vídeo em dispositivos distintos”, declara Le Hegrat.

Atualmente, navegadores com suporte à linguagem ainda estão em versão de testes, enfatiza o analista Al Hilwa, do departamento de análises da consultoria IDC.

“O IE9, por exemplo, não deve sair oficialmente até a primeira metade de 2011. Será quando  a maioria das empresas começará a adotar esse softwares”, diz Hilwa.

Aplicação ainda é restrita
Empresas já podem implementar a linguagem HTML5 em intranets e em outros ambientes, onde a renderização ocorre em um ambiente controlado, diz Le Hegrat. A aplicação na web aberta, ainda deve demorar.

“A indústria ainda está acordando para o fato do HTML5 ser algo real”, diz Le Hegrat.

Próxima versão da linguagem HyperText Markup Language (HTML) - linguagem que é a base da estrutura da Web - a HTML5 deverá ter sua recomendação apenas em 2012. Profissionais da área, no entanto, já têm interesse nela.

Enquete realizada no Baguete em julho mostra que 52% dos leitores do site estão estudando os recursos da linguagem. Outros 11% já trabalham com HTML5. A fatia que não aposta na novidade, no entanto, é de 38%.