Bis Limão: malabarismos no marketing social

Tamanho da fonte: -A+A

A Lacta, marca da Kraft Foods Brasil, deixou uma legião de fazendeiros insatisfeitos no Orkut.

A ação para promover o Bis Limão no aplicativo Colheita Feliz gerou reclamações de usuários depois que as prometidas moedas verdes se esgotaram. Para evitar um desfecho negativo na promoção, lançada no dia 10, a empresa reeditou a ação nesta sexta-feira, 12.

Na ação, os fazendeiros virtuais venderiam sua produção para a Lacta e seriam recompensados em moedas verdes – dinheiro virtual com custo real para os usuários, já que as moedas têm que ser compradas com cartão de crédito, via PagSeguro, na plataforma social.

As 2,4 milhões de moedas verdes que deveriam durar 48 horas no site se esgotaram no primeiro dia, deixando internautas insatisfeitos.

“Essa promoção foi a maior furada! A semente do Bis Limão demora 40 horas pra amadurecer e eles retiraram a promoção do ar em menos de 24 horas”, comentou a internauta Pamina no Baguete.

Uma das críticas mais acaloradas partiu da internauta Tulla Luana, que postou vídeos no YouTube xingando a empresa por propaganda enganosa.

“A partir do momento que eu compro as coisas para poder enfeitar a minha colheita, animais, plantas, e o cacete a quatro, isso é prestação de serviço, e vocês têm que cumprir”, esbravejou Tulla.

O vídeo de Tulla foi publicado na última quarta-feira, 10, e até o final da tarde desta sexta-feira, 12, contava com mais de 276 mil visualizações no YouTube (assista ao vídeo abaixo).

Limão da limonada
Segundo a assessoria da Lacta, a demanda pelas moedas verdes surpreendeu a empresa. Na prática, usuários que já tinham limão plantado, ou colhido, antes da promoção entrar no ar, venderam sua produção, esgotando as moedas verdes.

Foram mais de 165 milhões de árvores de limão compradas pelos usuários em busca da recompensa. A procura pelas moedas verdes mobilizou mais de quatro milhões de usuários na rede social.

No espírito fazer-do-limão-uma-limonada, o gerente de marketing de chocolate da Kraft Foods Brasil, Carlos Cortez, anunciou a disponibilização de um novo lote do dinheiro virtual. “Mas já alertamos que, devido à grande procura, as moedas deverão se esgotar muito rápido”, destaca.

Durante quatro semanas, todos os jogadores que plantarem os pés de limão ganharão o dobro de moedas douradas e o dobro de pontos de experiência. Isso permitirá aos “fazendeiros” receberem mais recursos e mudarem de fases mais rápido no jogo, durante a ação de BiS Limão.