A gerente de Métricas Gisele Hammerschmitt dos Santos e o analista Henrique Zambonin.

A E-Storage, empresa de São Leopoldo-RS especializada em busca corporativa, acaba de receber a certificação Urchin Authotized Consultant (USAC), da Google. Esta é a segunda empresa a alcançar a certificação no Brasil e a primeira do Rio Grande do Sul.

A novidade deve representar incremento de R$ 960 mil na receita da empresa em 2010, quando a E-Storage tem previsão de faturar R$ 14,6 milhões.

Segundo a gerente de Métricas Gisele Hammerschmitt dos Santos, a novidade consolida a empresa no segmento de web análise.

“Trata-se do complemento de nossa estratégia de produtos para oferecer aos nossos clientes de busca a oportunidade de suas organizações tomarem decisões conscientes em um mercado cada vez mais acelerado”, afirma a gerente que também é certificada GAIQ (Google Analytics Individual Qualification).  

Segundo Gisele, o Google Urchin é um dos grandes sistemas de web analytics existentes no mercado. O conjunto de ferramentas permite reconhecer e monitorar o perfil e o comportamento de visitantes em websites e redes de conteúdo, monitorar campanhas online, incluindo e-mail marketing, links patrocinados, monitorar e-commerce e ROI de campanhas.  

“Com ele é possível coletar informações valiosas em tempo real sobre o funcionamento dos sites, além de dados sobre a interação dos usuários. Esses dados são extraídos a partir de logs do servidor ou tags javascript. Os logs ajudam a entender a performance do servidor e as tags trazem informações detalhadas sobre os visitantes”, exemplifica.

O sistema é instalado e hospedado no servidor do cliente, ao contrário do Google Analytics que fica na infraestrutura da Google. "Assim os dados são gerados de forma segura, sem que terceiros tenham acesso", afirma Gisele.

Além disso, como é instalado em servidores próprios, o Urchin permite também o monitoramento de ambientes protegidos por firewall, tais como intranets e redes internas.

“O Urchin pode ser chamado de pai do Google Analytics pois foi a partir da compra deste software, que o Google desenvolveu e disponibilizou a versão gratuita da ferramenta, hoje conhecida como Google Analytics”, esclarece a gerente de Métricas.

Com a novidade, a empresa tem planejamento inicial de somar seis novos clientes por mês, principalmente nos segmentos de e-commerce, governo, datacenters e sites de notícias.